quinta-feira, 3 de março de 2011

CAPOEIRA ! QUAL É A SUA RAIZ ? QUEM É SEU CRIADOR ?



A prática da capoeira é bem comum no Brasil.De norte a sul encontra-se terreiros e mestres prontos a conduzi-la pelo mundo dos jogos acrobáticos. É uma forma de luta genuinamente brasileira, praticada ao som de instrumentos tais como: berimbau, agogô, atabaque, pandeiro, entre outros. Atualmente, nos quatro cantos do planeta, há praticantes. Os benefícios para o corpo físico são facilmente comprovados, pois, exige de seus praticantes um excelente preparo para a execução das acrobacias.
Apesar de não defender uma tendência religiosa direta , identifica-se uma profunda interação com as religiões afros, nas ações e cânticos. Não tenho a intenção de condena-los, afinal, a liberdade e o direito de culto, e a prática das mais diversas filosofias religiosas estão asseguradas na Constituição Federal. No entanto é incompatível com os princípios bíblico e conseqüentemente, desaconselhável a sua prática pelos que professam a fé evangélica, cristã.
Veja o depoimento do Mestre Decânio:
“Mestre Decânio, o mais idoso "Filho de Bimba" ainda vivo, decano da Capoeira Regional, médico e filósofo, pesquisador da capoeira, contribuiu recentemente com interessantes observações sobre a questão da origem da capoeira. Estudando os ritmos do candomblé, percebeu que o ritmo básico de Logunedê corresponde às batidas do pandeiro na capoeira.
Podemos concluir:
"O candomblé é a fonte mística... donde brota a magia da capoeira!"

Há grande similaridade entre os movimentos da capoeira e os movimentos das danças rituais do candomblé. No candomblé, o ritmo dos atabaques é o nexo entre "os Orixás e o Vodunce", assim como na capoeira, o estilo do jogo acompanha a musicalidade do toque.
A capoeira é o processo complexo constituído pela fusão ou junção de fatores de várias origens... dos africanos herdamos os movimentos rituais fundamentais do candomblé...” (www capoeiradobrasil.com.br)

Mesmo vivendo em dias nos quais as igrejas estão cada vez mais permissivas e tendenciosas a copiar as práticas comuns aos não evangélicos, cristãos, crentes , como você desejar chamar. Inclusive, já existe uma versão “gospel” da capoeira, na qual os cânticos foram adaptados. Afirmam seus criadores, que defendem que o objetivo, é alcançar para o evangelho, os adeptos da capoeira.
Sinceramente, não consigo ver sustentação na Palavra de Deus para justificar a adaptação de costumes sabidamente não cristãos,com origem declarada fora da vontade de Deus , com o fim, de angariar seguidores para as igrejas. O Senhor Deus não precisa de inovações, precisa sim, de vidas cheias de poder e autoridade para manifestar a Sua glória, que tenham compromisso .
Deste modo , vamos trazendo para casa de Deus, nossos reinos , altares que não destruímos, em uma conversão genuína ,no encontro com Jesus , nosso Salvador.Foi assim que a igreja católica Romana surgiu.Não estamos muito longe hoje deles.

É muito importante ouvirmos a voz de Deus neste momento , nos voltando para Cristo e o padrão que Ele nos deixou a ser seguido. Para que assim, nossos corações sejam sensibilizados para a verdade. A geração da conformidade tem nós levado como igreja, a um grande desvio da Cruz. Mas graças a Deus pela Palavra Dele, que é imutável. As filosofias diversas, não devem encontrar lugar no coração do homem que procura santificar-se e ser instrumento nas mãos do Senhor Jesus. E nesta visão, é preciso abrir mão de muitas atitudes aparentemente normais e inofensivas à vida espiritual.Atitudes camufladas dentro de nós mesmos.Por isto cedemos.

Amados, aconselho que seja sensível ao Espírito Santo, que tenha discernimento e sabedoria do Alto para julgar o grau de importância das ações. O que é mais importante, agradar a Deus ou satisfazer os anseios da vontade?

O Senhor aconselha:

“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” 2 Co 6:14;
“Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz... E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” Ef 5:8,11;
“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Cl 1:13;
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1Pe 2:9;
"Não imitem os costumes dos povos que eu vou expulsar dali, conforme vocês forem tomando posse da terra. Eu fiquei aborrecido com eles por causa das coisas imorais que faziam." Lv 20.23.

Não se deixe levar por vãs filosofias e toda sorte de doutrinas; seja fiel, santo, puro e cheio do Espírito Santo, assim, de tua vida fluirá um rio de água viva!

VOLTE A OLHAR PARA O TABERNÁCULO E TEREMOS REFERÊNCIA DE COMO VIVER !